Resultado SISU 2020

Após a inscrição no SISU, os estudantes ficam bastante ansiosos pelo Resultado SISU 2020. Isto porque, para muitos, ser convocado pelo programa é uma grande oportunidade para futuro próspero. Então, realizou a matrícula e quer saber como consultar o Resultado SISU 2020? Leia o artigo abaixo!

Resultado SISU 2020
Resultado SISU 2020

SISU 2020

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido pela sigla SISU, é a plataforma informatizada do Ministério da Educação (MEC) que reúne o processo seletivo de estudantes para instituições de ensino superior públicas.

Para realizar a inscrição no SISU, é necessário que o estudante obedeça a alguns requisitos. São eles:

  • Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);
  • Obtido uma pontuação média de 450 pontos na prova objetiva;
  • Não ter zerado a redação.


 Como Funciona o SISU

O funcionamento do SISU 2020 consiste em etapa única. Durante o processo de inscrição SISU, o estudante pode selecionar até duas opções de cursos, seja na mesma instituição ou diferentes. O interessado pode também escolher concorrer em ampla concorrência ou por meio de cota. No entanto, é preciso que esteja dentro do estabelecido na Lei de Cotas.


Inscrição SISU 2020

É muito fácil o processo de inscrição SISU 2020. Mas lembre-se que para concorrer as vagas disponibilizadas é preciso ter participado da última edição do Enem.

No entanto, é preciso ter um bom desempenho no exame. Por isso, é importante se dedicar.

Inicialmente você deverá confirmar os seus dados para que seja possível do sistema contatar você, caso seja selecionado. Após isso, siga os seguintes passos:

  • Entre no site do programa clicando aqui;
  • Se o período de inscrição estiver aberto é só clicar em “Fazer inscrição”. Nesse momento, será preciso informar o número de inscrição e senha do Enem;
  • Ao informar corretamente todos dados, o candidato deverá escolher dois cursos, sendo o primeiro o mais desejado;
  • Caso você tenha obtido nota suficiente no Enem para se inscrever em tal curso, a sua inscrição será aprovada;
  • Depois de selecionar o seu curso, clique em “escolher essa modalidade”;
  • E finalize o processo de inscrição confirmando seus dados no botão “confirmar minha inscrição”.


Resultado SISU 2020

Assim como o processo de inscrição, o Resultado SISU 2020 é divulgado exclusivamente na internet na plataforma do programa. O resultado é divulgado somente três dias após o término do processo seletivo.

Como Consultar o Resultado SISU 2020

A consulta ao Resultado SISU 2020 é um procedimento muito simples e fácil. O procedimento consiste em quatro passos, são eles:

  1. Primeiramente, acesse o site do SISU 2020 pelo seguinte endereço eletrônico: http://www.sisu.mec.gov.br/.
  2. Clique em “Ver meu boletim”.
  3. Informe o número de inscrição no ENEM e a senha.
  4. Ao término do preenchimento, clique em “Não sou um robô” e, logo em seguida, “entrar no sisu”. Caso os dados estejam corretos, o candidato irá


Nota de Corte SISU

A nota de corte do SISU possui o objetivo de indicar aos candidatos de como está a concorrência no curso e modalidade durante o processo de cadastro. Ao contrário de anos anteriores, quando era atualizada somente uma vez por dia, a nota de corte do SISU 2020 é atualizada diversas vezes ao longo do dia.

O candidato pode utilizar a nota de corte ao seu favor para conseguir uma vaga num curso que realmente tenha chance, já que a plataforma permite a alteração das opções de cursos até o fim das inscrições.

É importante ter em mente que não é necessário ser inscrito no SISU para visualizar as notas de cortes das instituições educacionais cadastradas.


Lista de Espera SISU 2020

Os interessados que não foram selecionados na chamada regular do SISU 2020 podem demonstrar interesse na lista de espera. Essa lista de espera consiste em vagas que não foram preenchidas durante a chamada regular.

Os motivos para não preenchimento destas vagas são: desistência do curso, perda de prazo ou qualquer outro problema que tenha inviabilizado a inscrição.