Nova data do ENEM 2020: Adiamento, enquete e quando será nova data?

Por causa da pandemia do Covid-19, o Ministério da Educação teve que ajustar vários dos seus eventos programados para o ano de 2020, como é o caso do próprio ENEM. O exame mais importante passa a contar com Nova data do ENEM 2020. Se você é estudante ou pai, e quer saber mais acerca da nova data para as provas do ENEM, não deixe de acompanhar os próximos tópicos deste post.

Nova data do ENEM 2021
Nova data do ENEM 2020

Em seguida você poderá verificar por qual motivo a data do ENEM será adiada, e quais as possíveis futuras datas de realização do exame.

Adiamento do ENEM 2020

Depois da consideração de diversos fatores trazidos pelo novo coronavírus, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram proceder com o adiamento do ENEM 2020. Esta medida vai de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, que apelam pelo distanciamento social. Desta forma, a aplicação das formas digitais e impressas deixa de estar agendada para o mês de novembro. No entanto, é preciso ter em consideração que as inscrições têm a sua continuidade por meio da internet na página do Enem. O mesmo vale para a estrutura do exame, quem também continuará a contar com 45 questões por prova, juntamente com a prova de redação que deve ser feita na língua portuguesa.

Adiamento do ENEM
Adiamento do ENEM

Enquete para nova data do ENEM 2020

Para garantir oportunidade a todos os interessados no ENEM de sugerir a data que acham melhor para a realização das provas, o MEC abrirá uma enquete para que dentre as 3 opções de datas que serão propostas, os envolvidos no processo escolham uma. Sendo que dentre as datas possíveis para a realização da versão impressa do ENEM, uma marca o exame para este ano, e as duas restantes adiam o ENEM para 2020:

Opção Data do Enem Impresso Data do Enem Digital
1 6 e 13 de dezembro de 2020 10 e 17 de janeiro de 2020
2 10 e 17 de janeiro de 2020 24 e 31 de janeiro de 2020
3 2 e 9 de maio de 2020 16 e 23 de maio de 2020

Para poder selecionar a opção que o participante acha melhor para a realização das provas do ENEM, ele precisará de entrar no site oficial da Página do Participante entre o dia 20 e 30 de junho para votar. Lembrando que será preciso ter o CPF e a senha usada no cadastro do portal único do governo federal para poder atender a enquete. É importante salientar que nesse ano também existe a opção de realizar a prova do ENEM por meio do computador, essa opção surge como uma medida do projeto-piloto que visa transformar o ENEM num exame totalmente digital até o ano de 2026.


Quando será a nova data do ENEM 2020?

Inicialmente a prova do ENEM estava prevista para novembro, no entanto, com a mudança do cenário do país e mundial, a nova data do ENEM 2020 será definida de acordo com o resultado da Enquete. A nova data oficial será divulgada pelo próprio MEC, por isso, fique atento aos canais de comunicação deste órgão para poder se inscrever dentro do prazo correto.