Inscrições PROUNI 2021: Requisitos, Cronograma e Lista de Espera

Dar continuidade aos estudos no ensino superior não é fácil para todos os cidadãos brasileiros, principalmente os de baixa renda familiar. No entanto, por meio das Inscrições Prouni 2021 até quem não possui uma alta renda familiar pode concorrer a uma bolsa de estudos no ensino superior por meio do ENEM 2021.

Inscrições Prouni 2021
Inscrições Prouni 2021

PROUNI 2021

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi desenvolvido pelo Governo Federal com o objetivo de disponibilizar bolsas de estudos em instituições de ensino superior.

As bolsas oferecidas por este programa são entregues em diferentes modalidades. Sendo que elas podem ser disponibilizadas na forma parcial ou integral. O acesso a bolsa é feito segundo a pontuação conseguida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

PROUNI 2021
PROUNI 2021

Inscrições Prouni 2021

As Inscrições Prouni 2021 é fundamental para que você concorra a uma das vagas disponibilizadas por este programa. Sendo que geralmente as inscrições ocorrem no início dos semestres, e você pode conferir essa informação no cronograma que é divulgado antes das inscrições.

Chegada a data definida para a realização da inscrição, você precisará de acessar o site do Prouni e seguir com o cadastro por meio do passo a passo indicado, já abaixo:

  • Acesse o site do PROUNI clicando AQUI;
  • Siga em frente clicando no botão “Inscrever”;
  • Em seguida procure as instituições e os cursos disponíveis para as bolsas;
  • Siga informando as informações que são requisitadas e depois finalize a inscrição.

Você deve conhecer a nota de corte depois da realização da inscrição. Pois dependendo dessa nota no seu curso, você poderá optar por trocar para um outro curso em que tenhas mais chances de obter a bolsa de estudos.


Requisitos para Inscrição Prouni 2021

As Inscrições Prouni 2021 somente podem ser feitas por aqueles que cumprem com todos os requisitos impostos para esse programa. Ocorrendo que para a participação no Prouni 2021 os seguintes requisitos devem ser observados:

  • Ter feito o ensino médio numa escola da rede pública ou privada na condição de bolsista integral da própria instituição de ensino;
  • Ter realizado a prova do ENEM 2021 e obtido uma nota igual ou superior a 450 pontos como média, e apresentar nota diferente de zero na redação.
  • Professores que estão em efetivo exercício do magistério da educação básica numa instituição de ensino pública, também podem se inscrever no Prouni 2021. Desde que tenham uma renda familiar aceitável pelo programa.

Cronograma Prouni 2021

Para o ano de 2021 o cronograma do Prouni já foi definido. Sendo que o processo seletivo do primeiro semestre desse ano tem início no dia 31 de janeiro até o dia 03 de fevereiro de 2021.

Depois da realização da inscrição, o programa fará a divulgação dos resultados no dia 6 de fevereiro de 2021. Isso para a primeira chamada do programa. Agora, para a segunda chamada, os resultados são revelados em 20 de fevereiro.

A vontade de participação na lista de espera deve ser manifestada pelo candidato de 7 a 8 de março de 2021.


Lista de Espera Prouni 2021

A lista de espera é uma oportunidade de obter a vaga do Prouni 2021 para quem não conseguiu tê-la durante a chamada regular do sistema. Para participar da lista de espera Prouni 2021 você precisa de acessar a página do programa e manifestar essa vontade.