Inscrição Encceja 2021 – Quem Pode Se Inscrever, Como Fazer e Resultados

Com o número de jovens concluindo o ensino médio aumentando cada vez mais, quem não possui esse nível de ensino praticamente fica desqualificado para o mercado de trabalho. Sendo assim, é preciso que quem ainda não possui o ensino médio saiba como seguir com a Inscrição Encceja 2021. Por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) você tem a oportunidade de conseguir a sua certificação do ensino médio ou fundamental. Então, não deixe de saber como você pode seguir com a Inscrição Encceja 2021 conferindo os tópicos que seguem neste post.

Inscrição Encceja 2021
Inscrição Encceja 2021

Inscrição Encceja 2021

A Inscrição Encceja 2021 é aberta todos os anos para que os interessados façam o seu registro e possam dessa forma fazer exame que garante a certificação.

Para que você possa ter sucesso na sua inscrição Encceja, precisarás de seguir o passo a passo que figura abaixo:

  • Entre no site oficial do INEP por este link – http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso;
  • Com a página completamente carregada, siga clicando na opção que aparece “Primeiro Acesso”;
  • A seguir você precisará de informar o número do seu CPF e a sua data de nascimento;
  • Feito isso, você somente precisa de seguir entrando os dados que são exigidos no formulário. Essas informações dizem respeito ao nível de certificação que você pretende obter;
  • Agora basta finalizar a sua inscrição.

Lembrando apenas que para o preenchimento correto das informações solicitadas no momento da inscrição é preciso que você tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Número do seu CPF;
  • Endereço Eletrônico (E-mail);
  • Documento de Identidade Atualizado;
  • Número de telefone Celular.

Quem pode se Inscrever

A Inscrição Encceja 2021 é condicionada pelo cumprimento de certos requisitos. Sendo assim, é preciso que você os observe de modo que não tenha nenhuma complicação na hora de efetuar a sua inscrição.

Sendo que somente pode se inscrever no Encceja 2021 quem cumprir com os seguintes requisitos:

  • Ter uma idade mínima de 15 anos – Caso queira obter o certificado do ensino fundamental no Encceja;
  • Ter idade mínima de 18 anos – Caso queira obter o certificado do ensino médio no Encceja;
  • Ter um Cadastro de Pessoa Física (CPF) feito pela Receita Federal do Brasil.

Prova Encceja

Passado o período de aulas preparatórias, os inscritos no Encceja terão que realizar a prova deste programa, que conta com um total de 30 questões que são de múltipla-escolha. O Exame também conta com uma prova de Redação que pesa na nota final.

A preparação para este exame deve ser bem elaborada pelo estudante, pretendendo uma nota por cada prova que não esteja abaixo de 50% da nota possível, pois o não atendimento dessa condição resulta em reprovação.

VEJA AINDA:


Resultado Encceja

Assim que o período de realização das provas finda, o Encceja normalmente leva 10 dias úteis para fazer a divulgação dos resultados.  Você pode fazer a consulta dos mesmos seguindo as instruções abaixo: