Enem 2020 vai ser cancelado?

Com a atual situação do Brasil, por conta da pandemia do coronavírus, uma dúvida que vem se fazendo presente é: o Enem 2020 vai ser cancelado? Afinal de contas, muitas escolas, cursinhos e outras instituições estão fechadas, impedindo assim que os alunos frequentem as aulas presenciais.

Desse modo, surge sempre o medo do cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio, que é hoje a porta de entrada para o ensino superior. Por esse motivo, abaixo você vai encontrar todas as informações importantes referentes a esse assunto.

Enem 2020 vai ser cancelado?
Enem 2020 vai ser cancelado?

Enem 2020 vai ser cancelado?

Como foi mencionado, a pandemia do coronavírus vem deixando os alunos apreensivos sobre a possibilidade de o Enem 2020 ser cancelado.

E, como já se sabe, hoje ele é uma das formas mais conhecidas de se entrar em um curso superior. Por essa razão, o receio e insegurança dos alunos é muito presente, já que se trata de algo que mexe com o futuro dele.

No entanto, até o presente momento, não saiu nenhum tipo de informação oficial se o Enem vai ser cancelado ou não. Por conseguinte, é importante que você fique atento ao INEP e ao Ministério da Educação, pois, caso seja, serão eles que irão informar sobre o cancelamento.

Quem tem direito de fazer o Enem?

Uma dúvida muito comum é: quem tem direito de fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Então, esteja ciente de que qualquer pessoa pode fazer essa prova sem qualquer tipo de problema.

No entanto, o resultado dela só poderá ser usado por um público bem delimitado e especifico. Sendo assim, somente quem concluiu o ensino médio ou está cursando o ensino médio, é que poderá utilizar a nota obtida para se inscrever no Sisu e Prouni, por exemplo.

Portanto, os treineiros, aqueles que ainda estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio, podem fazer o Enem somente para uma autoavaliação.

Requisitos para fazer o Enem?

Os requisitos para fazer o Enem envolvem:

  • Ser maior de 18 anos para conseguir usar a nota para entrar na universidade, caso não seja, o aluno pode fazer a prova apenas para treinar e se autoavaliar;
  • É fundamental ter concluído ou estar concluindo o ensino médio.

Logo, estando dentro das exigências, facilmente você pode fazer a prova do Enem sem qualquer tipo de problema.

Inscrições Enem

A inscrição do Enem é feita pela internet, o que significa que você não precisa se deslocar.

Então, tudo que é necessário fazer é:

  • Entrar no site oficial do Inep, clique aqui para isso;
  • Informe seu CPF e data de nascimento;
  • Resolva o desafio que é proposto;
  • Preencha os campos que são solicitados, como nome, nome da mãe, sexo, número da identidade, dentre outros;
  • Informe se você vai precisar de atendimento especial ou não durante a prova;
  • Selecione a opção de língua estrangeira da sua prova;
  • Informe o seu status do ensino médio;
  • Responda o questionário socioeconômico;
  • Finalize emitindo o boleto para o pagamento da inscrição.
Inscrições Enem
Inscrições Enem

É válido frisar que é possível pedir a isenção do Enem, que já teve inicio e pode ser feita a qualquer momento.