Aditamento FIES 2020: Como e Quando Fazer

O Aditamento FIES 2020 – Programa de Financiamento Estudantil é uma das etapas mais importantes para quem já conseguiu o financiamento do programa pelo Governo Federal, que tem o intuito de financiar os cursos de graduação oferecidos na educação superior para estudantes matriculados em instituições privadas.

Como se sabe, o processo é feito totalmente pela internet através do sistema SISFIES, e quem já conhece o programa sabe muito bem como funciona esse sistema. Mas se você está chegando a este conteúdo pela primeira vez então continue comigo que irei explicar todos os procedimentos relacionados ao processo do FIES 2020.

Aditamento FIES 2020
Aditamento FIES 2020

Novas Regras FIES

O FIES passou por algumas alterações que foram realmente muito importantes para o programa. Uma delas diz respeito ao período de carência que já não existe mais, ou seja, antes os contratos tinham um intervalo de até 18 meses de carência agora é diferente.

Assim que o estudante finaliza o seu curso ele já inicia a chamada fase de amortização, com o pagamento das parcelas referentes ao financiamento obtido na graduação. Vale lembrar que o prazo máximo para quitação total da dívida estipulado pelo Governo é de até 14 anos.

Agora para aqueles estudantes que não possuem renda o financiamento deverá ser quitado através de prestações mensais equivalentes ao valor do salário mínimo.

VEJA AINDA:


Quem pode participar do FIES

Para conseguir dar início ao curso desejado, é necessário ficar atento as exigências do FIES 2020. Com a nova modalidade do programa, foi possível o ingresso de novos participantes.

É necessário que o candidato tenha realizado a prova do Enem, a partir da edição de 2010. Sendo necessário obter no mínimo 450 pontos nas questões e não ter zerado a redação. 

Após isso, você deverá estar de acordo com alguma das seguintes modalidades:

  • FIES: Vagas destinadas as estudantes com renda familiar máxima de 2,5 salários mínimos. Sendo essa modalidade do financiamento com taxa de juros zero;
  • P-FIES: Já nesta modalidade, o estudante deve possuir renda familiar entre 3 a 5 salário mínimos. Neste caso, as taxas de juros variam de acordo com as condições do participante.

Aditamento FIES 2020

O Aditamento FIES 2020 é realizado todo semestre para a renovação do contrato, caso contrário o programa considera que houve uma desistência por parte do candidato. E se ele não o fizer significa que tenha saído do programa e deverá quitar integralmente as mensalidades cobradas pela instituição superior.

Por isso é importante que você preste bastante atenção aos prazos estabelecidos pelo Ministério da Educação para não perder a sua oportunidade.


Como Fazer o Aditamento FIES (passo-a-passo)

Para fazer o Aditamento FIES 2020 você deve realizar o seguinte procedimento:

  • Acesse o site do FIES clicando diretamente neste link
  • Depois clique na sessão “Aditamento de contrato”
  • Confira todos os seus dados
  • Se estiverem corretos clique em “Confirmar”
  • Caso precise alterar alguma coisa é só fazer a verificação.

Em seguida, você será redirecionado a uma nova tela para seguir as recomendações apresentadas na mesma. Caso não precise realizar nenhuma alteração é só finalizar o procedimento.

Imprima o documento e se dirija pessoalmente ao CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para retirar o DRM (Documento de Regularidade de Matrícula). Este documento deverá estar assinado pela instituição.


Aditamento Simplificado FIES 2020

Ao fazer a renovação do seu financiamento e não precisar realizar nenhum tipo de mudança no contrato o seu Aditamento FIES 2020 será o simplificado. Desta forma, você deverá fazer o seguinte:

  • Acesse o site do FIES como apresentado no tópico anterior
  • Realize todo o procedimento
  • Imprima o comprovante
  • Compareça o quanto antes à CPSA de sua instituição para retirar a via do DRM (que deverá estar devidamente assinada pelo presidente ou então pelo vice-presidente da Comissão).

É muito importante que o estudante esteja atento e observe se todos os dados estão corretos. Caso encontre algum erro deverá comunicar à própria CPSA para que ela reinicie o processo de renovação do financiamento.


 Aditamento Não Simplificado FIES 2020

Esta modalidade deve ser realizada para os casos em que haja algum erro ou que precise atualizar algum dado importante no contrato. O procedimento inicial é semelhante ao do Aditamento Simplificado:

  • Faça o procedimento online como já mencionado antes neste artigo
  • Dirija-se pessoalmente até à CPSA da sua instituição para retirar o DRM
  • Em seguida, dirija-se até o Agente Financeiro acompanhado do representante legal (caso seja necessário) ou fiador.
  • Feito isso, retorne a CPSA para entregar uma cópia do Termo Aditivo para finalizar o processo.

E atenção: o prazo para realizar a formalização do aditamento não simplificado é de até 10 dias, que são contados a partir do terceiro dia útil, após a data de confirmação do pedido de solicitação do aditamento do seu financiamento.

É muito importante ficar atento a estes prazos para não perder o seu FIES 2020 como mencionei no início deste artigo.

Documentos para o Aditamento FIES

Confira abaixo os documentos necessários para realizar o aditamento:

  • CPF e Identidade;
  • Certidão de casamento, documento de identificação do cônjuge, para os casos de alteração do seu estado civil;
  • Comprovante de residência atual;
  • Termo de concessão de bolsa parcial do Prouni, em caso de adesão do benefício após a contratação do financiamento;
  • Entre outros.

Prazo do Aditamento

Todos os anos são definidos prazos para a realização do aditamento FIES. É importante que você fique atento as datas e faça o aditamento logo nos primeiros dias. 

No caso do aditamento simples, são definidos 20 dias após a solicitação feita pelo aluno. Já no aditamento não simplificado, os prazos são de 10 dias, contando a partir  da data da sua solicitação. 

Caso tenha mais alguma dúvida é só acessar o portal oficial do FIES neste link ou, se preferir, pode utilizar o campo de comentários abaixo e enviar as suas perguntas para nós. Até a próxima!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...